Bem vindo! Somos alunas da Biomedicina da disciplina de Analises Clínicas da Uniritter. Este material nos auxiliou e poderá te auxiliar a estudar para as provas de parasitologia e micologia. Façam bom aproveito e qualquer dúvida entrem em contato por e-mail.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Criptococose



A doença é epidêmica no Norte e no Nordeste do pais, acometendo crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos e todas as faixas etárias, com ou sem depressão do sistema imunológico. O fungo apresenta tropismo pelo sistema nervoso central e o líquor do paciente pode simular Meningite viral, bacteriana e também tuberculose. As leveduras do gênero Cryptococcus possuem uma característica especial, que é a presença de uma cápsula polissacarídica que envolve todo o fungo. 


 

O Cryptococcus neoformans acomete pacientes imunodeprimidos, causando pequenas lesões pulmonares associadas à meningite e, devido a sua atividade proteolítica, apresenta criptococemia e criptococúria.

EXAME DIRETO:

Nos tecidos, Cryptococcus neoformans produz células de leveduras gemulantes, globosas, ovaladas ou em “forma de limão”, com uma cápsula de polissacarídeo envolvente. 
As amostras de escarro e outras purulentas podem ser tratadas com KOH a 10% a fim de eliminar a maioria das células do hospedeiro e outros artefatos que poderiam ser confundidos com C. neoformans.
Coloração por tinta da China (Nanquin) ou nigrosina com amostra a fresco permite a visualização da cápsula por produzir uma coloração de fundo.













 https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fanatpat.unicamp.br%2Flamneuro9.html&psig=AFQjCNGG_6Bjtgx8MmTljLn0-jUxZmJpdg&ust=1467128449553848

Nenhum comentário:

Postar um comentário